A VASP e os editores uniram-se, uma vez mais, para tentar sensibilizar o Governo para a debilidade que o setor da imprensa atravessa, há já algum tempo, e que foi agravada pela Covid-19.
A nova campanha “Somos Essenciais” implica a colocação deste “sticker” em diversas publicações e tem como objetivo alertar que os editores, as gráficas, a distribuidora e os pontos de venda desempenham um papel da máxima importância para a sociedade, que também estão na linha da frente ”no combate à pandemia” e que precisam de ajuda.
Desde que o estado de emergência foi declarado que “cerca de 25% da rede de pontos de venda suspendeu a atividade e a obrigatoriedade de confinamento em casa alterou, e afetou, os hábitos de compra de imprensa. A quebra de vendas que estamos a sentir, e consequentemente de receitas, é de cerca de 50% e os custos da distribuição pouco diminuíram, porque procuramos continuar a garantir a chegada à primeira hora, a todo o território nacional, dos jornais e revistas do dia”, começa por revelar o Diretor Comercial e de Marketing da VASP, Fernando Guedes da Silva.
Ao longo das últimas semanas, a VASP e os editores têm desenvolvido inúmeros esforços para conseguir apoios. “Enviámos uma carta, no passado dia 27 de março, dirigida aos membros de Governo envolvidos no processo decisório para o setor. Entretanto, diversos editores têm vindo a fazer eco, nas suas publicações, da grave situação que se vive no setor e agora achámos importante lançar mais uma nova ação conjunta de sensibilização da opinião pública”, concluiu. |