Idália Lourinho e o seu marido, Fernando Lourenço, são os donos do Praças Bar, um ponto de venda, que abriu em agosto de 2013, e que tem feito a diferença na vida de quem vive em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, pela diversidade de produtos que oferece e pelas iniciativas que desenvolve.
Apesar de terem iniciado o negócio numa altura em que o país atravessava uma fase menos positiva e de terem sido aconselhados a não investir nesta área, o casal de empresários não hesitou e arriscou.
“Abrimos este negócio em tempos difíceis. Apostámos numa área em que todos diziam que não ia dar certo. Até os nossos fornecedores nos alertaram para que tivéssemos cuidado, mas mesmo assim avançámos. Inicialmente, começámos com duas pessoas e uma semana depois já tínhamos cinco funcionários, mais os familiares que nos ajudavam, tudo fruto das nossas iniciativas musicais, culturais e até artísticas e fruto também do dinamismo de toda a nossa equipa”, relembrou Idália Lourinho.
“Para além das publicações, servimos bifanas, em caixas de cartão, formando menus, ao exemplo do que outras grandes marcas já fazem. Temos também hambúrgueres, tostas, omeletes, bitoques e alguns petiscos sazonais, como os caracóis. Disponibilizamos, ainda, chás, café, bebidas brancas e cerveja. Estamos, inclusivamente, a inovar na área, pois investimos numa máquina de tirar cerveja (Imperial) automática, chamada Bottons Up Beer, que foi a primeira a chegar ao nosso país. Temos, ainda, o nosso próprio gelado o "candy", granizados, batidos, crepes e Waffles, entre outros produtos, para miúdos e graúdos”, prosseguiu a empresária.
Uma das chaves para o sucesso desta loja passa, sem dúvida, pela multiplicidade de produtos e serviços que disponibiliza aos seus clientes. No entanto, e tal como Idália Lourinho sublinha, há muitas mais a apontar: “Temos um horário alargado, abrimos sempre às 7h da manhã e nunca fechamos antes da meia-noite. Apostamos na inovação, tanto dos produtos como na forma de apresentação dos mesmos, e publicamos regularmente as nossas iniciativas na página de facebook, porque acreditamos que esta é uma forma de comunicação para chegarmos a todo o tipo de cliente, desde o mais jovem ao mais velho.”
Sempre recetivos a novidades e cientes de quais as estratégias que devem seguir para continuar a ser bem sucedidos no caminho que traçaram, Idália Lourinho promete “continuar a apostar na formação e na simpatia do pessoal, na variedade de produtos e na divulgação constante, não só do ponto de venda como dos produtos que oferecemos, pois só assim conseguiremos atrair e aumentar o número de clientes”. |